Aquecimento Pré-Treino

Aquecimento Pré-Treino – Perda de Tempo ou Mal-Necessário?

Muito tem se discutido e debatido sobre o aquecimento pré-treino, se é necessário ou se não passa de habito que não leva a grandes resultados.

Certamente você também já deve ter se perguntado sobre tal necessidade.

Na internet e no meio acadêmico os autores divergem sobre a necessidade desse aquecimento. Para alguns é essencial para o metabolismo e para outros é simplesmente uma perda de tempo.

O que é um aquecimento pré-treino

O Que É Um Aquecimento Pré-Treino

O aquecimento é uma técnica normalmente praticada pela maioria das pessoas antes de qualquer atividade física, desportivas ou de exercícios físicos.

Como o próprio nome já diz essa pratica consiste em aumentar gradualmente a intensidade da atividade física, incrementando também a temperatura corporal.

O objetivo principal do aquecimento é preparar o corpo física e psiquicamente para o esporte, ou treino com o intuito de evitar lesões.

O aquecimento não é uma pratica difundida apenas nas academias, podendo ser realizado para qualquer pratica física como para dança, teatro, artes marciais, natação, dentre outros.

Quais são os benefícios dessa técnica

Apesar das discordâncias, estudos e pesquisas apontam que quando a atividade física é praticada depois do pré- treino o corpo apresenta melhora no seu desempenho.

Para Mcardle (2003) “teremos um aumento da temperatura muscular e com isso, a elevação da hemoglobina, que irá liberar mais rapidamente o oxigênio, suprindo assim o fornecimento e utilização por parte dos músculos, facilitando a transmissão sensorial e o metabolismo muscular”.

Outros afirmam que o aquecimento pode melhorar o desempenho em todas as áreas da vida do praticante.

Independente de qualquer que seja a atividade profissional!

“o aquecimento leva a um aumento da capacidade de desempenho físico que provoca uma ativação das estruturas reticulares, e que consequentemente causam um estado de alerta e atenção, resultando num melhor desempenho” Weineck (1999).

Este estado de vigilância favorece o aprendizado técnico, a capacidade de desempenho em coordenação e a precisão de movimentos.

O aquecimento faz com que as tensões musculares diminuam, consequentemente melhorando a disposição física e mental.

Também pode prevenir doenças na coluna é nas articulações.

Que podem ser causadas principalmente pela atrofia dos músculos e dos ossos, que também pode ser constatado em pessoas sedentárias.

Como fazer o aquecimento

Como Fazer o Aquecimento

O aquecimento geralmente consiste no aumento gradual de atividades físicas. Sendo Assim, podem ir do geral a aquecimento especifico antes do treino ou de outras atividades.

O que tem que se levar em consideração é o tipo de atividade física que se pertente praticar.

Por exemplo, no teatro se utiliza os músculos da face, sendo esses os mais exercitados durante um aquecimento.

Se o exercício físico pretendido for um treino para pernas, se faz necessário um aquecimento voltado para essa região.

Sendo feitos principalmente exercícios aeróbicos como método de aquecimento, exemplo: corrida, polichinelos, pular corda, bicicleta, dentre outros.

Concluindo

Concluindo - Aquecimento Pré-treino

O aquecimento pré-treino melhora nosso metabolismo durante as atividades físicas.

Mas vale lembrar que o aquecimento pode ser feito para qualquer atividade do dia-dia, independente de quais resultados se almeja.

O aquecimento também previne doenças na coluna e a atrofia de músculos e ossos.

Outro ponto importante é buscar um aquecimento que se encaixe melhor com o tipo de atividade pretendida.

Dessa forma, atingindo uma maximização do resultado.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário.

Compartilhe isso:

Leave a Reply