Canelite - O Que é e como resolver este problema

Canelite – O Que É e Como Resolver Este Problema

Os praticantes de corrida ou atividades de alto impacto, já devem ter ouvido falar da canelite.

A canelite está entre as três lesões mais frequentes em corredores. Ela gera uma dor na parte interna da tíbia (osso da canela).

Apesar de a dor inicial é algo aceitável, se não for tratada precocemente aumenta muito de intensidade, atrapalhando até mesmo a caminhada.

Ao mesmo tempo, essa patologia ainda está envolta de muitas dúvidas, sobre sua origem e o que leva a desenvolvê-la.

Estudiosos acreditavam que a dor vinha de uma inflamação do periósteo, espécie de membrana que envolve os ossos.

Hoje a teoria mais aceita é de que há um processo de degeneração óssea.

Aliás, esse é um dos problemas que mais atormenta a vida de muita gente que iniciou a caminhada, corrida porque gostaria de perder peso.

Esta dor na canela começa incomodando e passa a limitar o treino. Podendo até se tornar incapacitante.

O que é Canelite

A canelite é uma inflamação no osso da canela, a tíbia, ou dos músculos e tendões que estão inseridos nesse osso.

Seu principal sintoma é a dor forte na canela sentida quando se faz exercícios de alto impacto, como a corrida.

Embora seja comum em corredores, a canelite também pode surgir em atletas do futebol, tênis, ciclismo, ginástica olímpica, entre outros.

A canelite tem como principal sintoma a dor e a sensibilidade na canela. Além disso te impede de fazer exercício à dor pode se tornar constante mesmo em repouso.

Ao passo que a dor da canelite leva a algumas limitações, como dificuldade de caminhar e fraqueza nos pés, e também pode ser possível haver inchaço e vermelhidão na região.

Causas da Canelite

Alguns estudiosos afirmam que a principal causa da canelite são de fato os exercícios físicos que possuem impacto repetitivo. Como também, pode ser resultado da prática de exercícios em superfícies irregulares, falta de alongamento e até mesmo condições genéticas.

Outras causas que podem levar à canelite são:

  • Uso de calçados inadequados;
  • Exercícios excessivos para perna;
  • Excesso de carga;
  • Pisada errada;
  • Fatores genéticos;
  • Falta de alongamento.

A canelite também pode ser resultado de fraturas, infecções locais e até mesmo tumores, mas essas causas são mais raras.

Usualmente as dores surgem em função de esforços repetitivos e de alto impacto.

De tal forma que, uma das melhores formas de prevenir a canelite é alongar antes do exercício, pois assim você preparar o músculo para a atividade física.

Outra dica é aumentar gradativamente o volume do exercício para evitar não só a canelite como também outras lesões.

Como Funciona o Tratamento

O tratamento para a canelite é simples. Assim que sentir dor, deve se parar o exercício e aplicar gelo na região para aliviar a dor.

Dessa maneira, também é indicado procurar a orientação de um fisioterapeuta para uma melhor orientação e, uma recuperação mais rápida e eficaz.

O tratamento ideal é repouso, e em condições mais graves, usar anti-inflamatórios e analgésicos receitados pelo médico, como paracetamol ou dipirona. O importante é não ignorar a dor e procurar um especialista.

Da mesma forma, a fisioterapia também é importante para que o resultado do tratamento seja mais eficaz e duradouro. Um especialista irá ajudar a partir da:

  • Indicação de exercícios para fortalecer os músculos da perna;
  • Indicação de exercícios de alongamento;
  • Aconselhamento sobre o calçado ideal para o tipo de atividade física de acordo com a pisada;
  • Correção do movimento;
  • Reintegração gradativa às atividades físicas.

Conclusão

Vemos como a canelite pode te impedir de continuar sua pratica de exercícios regulares. Mas, infelizmente a canelite, não é tratada antes dos sintomas, porém há como evitá-la. Por meio de alongamentos é possível prevenir a dor.

Ademais, outro ponto importante é procurar orientação profissional, tanto para tratar o problema, quanto para preveni-lo.

Você aprendeu algo novo com este artigo? Compartilhe com seus amigos para que eles também se beneficiem desta informação!

Compartilhe isso:

Leave a Reply