Dentro das academias, é muito comum aos novos praticantes ouvir adeptos da musculação comentando sobre o teste 1RM.
Logo, sem saber do que se trata muitos ficam na dúvida de se precisam ou não fazer. Contudo, esse é um teste bastante específico e tem como objetivo descobrir sua força máxima.
Assim sendo, através da uma repetição máxima que é o significado dessa sigla tão comentada por aqueles que desejam atingir a hipertrofia!
O Que Significa Teste De 1RM?
O teste de 1RM ou teste de repetição máxima, é uma forma de avaliar a força física de praticantes da musculação.
Contudo, ele não deve ser realizado por iniciantes ou praticantes intermediários. Esse é um teste comum a quem pratica levantamento de peso:
- Básico;
- Profissional.
Assim como, para os fisiculturistas que desejam alcançar níveis elevados em hipertrofia, a fim de atingir o shape “dos sonhos”.
Sendo realizado como vimos, apenas por praticantes avançados na musculação. Mesmo assim, sempre com auxílio de terceiros para evitar os riscos de lesões e acidentes!
Portanto, o teste de 1RM foi desenvolvido para que seja possível descobrir qual é carga máxima que uma pessoa consegue levantar.
Justamente por isso que se recebe o nome de repetição máxima. Uma vez que, o nosso limite é aquele no qual, não passamos de uma repetição com determinada carga.
Teste De 1RM e a Carga Máxima
Para que seja possível descobrir a carga máxima, o praticante irá levantar o máximo de peso que conseguir até que só consiga realizar uma repetição.
Em geral, o teste de um 1RM é feito através do supino, agachamento e pelo levantamento terra. Confira abaixo, sua realização:
- Comece pedindo auxílio de 3 spotters, eles devem se posicionar atrás de você e em suas laterais para ajudar com a carga;
- Levante alguns pesos leves de verdade e faça de 10 a 15 repetições;
- Em seguida, aumente a carga e diminua as repetições, de 4 a 6 para aquecer sua musculatura;
Levante cerca de 10 kgs a mais do peso que você utiliza normalmente para 10 repetições e faça apenas 5; - Depois vá aumentando de 5 em 5 o kg, a próxima repetição deve ser de 3 e as posteriores de apenas 1 até não conseguir levantar.
Ou seja, ao não conseguir levantar determinado peso, o anterior será considerado o seu 1RM – ou carga máxima.
Mas, para obter um resultado verídico o exercício deve ser bem executado. Por isso, os spotters não devem tocar na barra.
Caso haja sinal de cansaço ou a barra esteja em fase descendente eles deverão agir, mas, o teste será desconsiderado!
Eles devem estar presentes para evitar que um peso elevado caia sobre o praticante. O que pode ocasionar em acidentes graves.
Conclusão
Portanto, o teste de 1RM tem como objetivo permitir ao praticante descobrir qual é a carga máxima que ele é capaz de levantar, através da repetição máxima.
Ou seja, esse é um teste que deve ser feito apenas por praticantes avançados. Pois, ele torna possível o conhecimento de sua força.
Com isso, treinos personalizados deverão ser montados a fim de obter os melhores resultados nos treinos.
Quer saber qual é o mais indicado aos seus objetivos? Entre em contato com a nossa equipe e realize uma consultoria online!