Os exercícios multiarticulares, também conhecidos como exercícios complexos, são uma excelente maneira de trabalhar todo o seu corpo de forma funcional. Assim, mesmo quem tem pouco tempo para treinar, consegue exercitar tudo o que é fundamental em séries mais curtas.
Para os iniciantes, estes exercícios ajudam a desenvolver resistência e fortalecimento de uma musculatura mais abrangente, antes de focar no desenvolvimento de músculos isolados.
Para treinos de hipertrofia, os exercícios que movimentam um grupo maior de músculos reduzem seu tempo de execução, o que gera o tempo de descanso necessário para a queima de gordura e o desenvolvimento da massa muscular.
Alguns bons exemplos de movimentos multiarticulares são:
Step-ups e passadas – trabalham os músculos da parte inferior do corpo.
Remadas – trabalham as costas e o bíceps.
Supinos – trabalham o peitoral, tríceps e ombro.
Leg press – trabalham quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas e glúteos devido à resistência mais pesada envolvida.
Deadlifts (levantamento terra) – trabalham a parte inferior e superior do corpo.
Flexões – trabalham peito, ombros, costas e tríceps.
Os agachamentos – variam, mas geralmente trabalham quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas e glúteos.
Benefícios de exercícios multiarticulares
Os movimentos complexos são considerados mais benéficos para o corpo do que exercícios de isolamento. Isso ocorre porque eles envolvem o trabalho simultâneo de vários músculos do corpo, produzindo vários outros benefícios.
Você também tende a queimar mais gordura durante exercícios multiarticulares do que em exercícios de isolamento, já que eles geram um aumento da taxa metabólica que resulta em maior perda de gordura. Assim, você desenvolve um corpo magro e forte.
Estes treinos também ajudam a aumentar significativamente sua taxa metabólica de repouso (RMR). Ou seja, você continua queimando calorias após o treino, dando assim suporte a um programa de perda de peso eficaz.
O risco de lesão é significativamente menor durante exercícios complexos, pois a atividade simultânea de vários grupos musculares cria um padrão harmonioso que promove a segurança ao se exercitar.
Desvantagens de exercícios multiarticulares
No entanto, movimentos multiarticulares podem não desenvolver uma área particular do seu corpo até o nível desejado. Isso ocorre porque certos músculos durante o exercício suportam mais carga do que outros. Sendo assim, você pode complementar movimentos multiarticulares com movimentos unilaterais.
Procure um profissional de Educação Física para a execução segura e correta de seu treino.
Nós do supertreino.com trabalhamos com consultoria fitness online e presencial.