O overtraining é uma síndrome causada em diversos praticantes de musculação e outros atividades físicas, pela realização excessiva de exercícios.
A vontade de elevar a massa muscular é tão grande que muitos se esforçar além dos limites. Mas, isso acaba causando o efeito contrário ao desejado!
Neste artigo, quero mostrar para vocês o que é, principais sintomas e os efeitos colaterais que essa condição causa no organismo, reduzindo ainda os seus resultados nos treinos.
O Que É Overtraining?
Do inglês, overtraining significa “treinar excessivamente”, algo que infelizmente muitas pessoas fazem em busca da:
- Hipertrofia;
- Ganho muscular;
- Perda de peso.
Portanto, essa síndrome ocorre quando uma pessoa realiza mais exercícios do que seu corpo possui capacidade para se recuperar.
Em geral, esse esforço excessivo é acompanhando da falta necessária de descanso. Até mesmo, da falta de uma alimentação apropriada aos seus objetivos.
De modo que as articulação e os músculos começam a sofrer, mas, os problemas começam a afetar ainda o psicológico e o sistema imunológico.
Uma das maiores causas desse problema é a supercompensação. No qual, o atleta ou praticante de musculação começa a investir na sobrecarga progressiva.
Com isso, as reservas energéticas acabam sendo gastas na contração muscular. O grande problema é que a falta de recuperação não permite sua reposição.
O Que Acontece No Corpo Com O Overtraining?
Um dos maiores sintomas de que você passou de um treino forte para o overtraining é quando você não é capaz de treinar forte.
Pois, desde o aquecimento seu corpo da sinais do seu enfraquecimento. Sendo assim, percebido até o final da atividade que pode ser até mesmo interrompida.
- Fadiga excessiva;
- Diminuição do apetite;
- Irritabilidade;
- Dores de cabeça;
- Elevação da sede diária;
- Ansiedade e depressão;
- Mão com tremores;
- Dificuldades para dormir;
- Redução da força;
- Perda da motivação para malhar;
- Resfriados e contusões mais frequentes.
Portanto, todos esses sintomas listados acima apontam quando uma pessoa sofre de overtraining, pois, o organismo sofre um déficit proteico e com elevação do cortisol.
Sendo causados ainda, pelo estresse gerado no sistema nervoso central que afeta a produção de hormônios. Vale ressaltar que essa prática exagerada faz o catabolismo superar o anabolismo!
Além disso, nas mulheres, o overtraining pode ainda causar diversos outros problemas mais pontuais, tais como:
- Alteração na pressão arterial;
- Desequilíbrio no sistema hormonal;
- Redução da performance;
- Lesões do tipo agudas ou crônicas.
O tratamento para essa síndrome é o pior pesadelos desses praticantes, ou seja, a redução ou interrupção obrigatória das atividades físicas.
Fazendo assim, com que seus resultados sejam perdidos nesse período. Em alguns casos, a realização de fisioterapia pode ser necessária.
Conclusão
Ao longo deste artigo, vimos o que é overtraining e quais as suas consequências para os praticantes de musculação e outras práticas físicas.
Podemos concluir que cuidar da alimentação e da recuperação devem ser prioridade. Bem como, realizar treinos na medida certa!
Entre em contato com a equipe Super Treino e monte um treino personalizado que atenda aos seus objetivos e respeite os seus limites, a fim de evitar perdas nos seus resultados.
11 comments