A hipertrofia muscular é o objetivo em comum que grande parte dos praticantes de musculação possuem.
Isso porque é através dela que desenvolvemos músculos torneados. Existem diversos fatores que influenciam nisso, como já vimos aqui no blog:
Mas, além desses aspectos importantes existem ainda outros conceitos que influenciam nos seus ganhos e hoje, iremos abordar dois deles. Confira!
Hipertrofia Muscular vs. Recrutamento e Ativação
O recrutamento e ativação musculares, são dois conceitos que nem todos os praticantes de musculação conhecem.
No entanto, ambos impactam diretamente em nossa hipertrofia muscular. Então, primeiramente, iremos mostrar o significado de cada um deles.
- Recrutamento: por definição, esse é conceito referente ao total de unidades motoras presentes na contração muscular de um exercício. Quanto mais intenso esse for, maior será o recrutamento de fibras musculares, e vice-e-versa. Em certos exercícios, pode-se ocorrer um maior recrutamento de fibras específicas. Em geral, a do tipo I é mais ativada em contrações lentas, enquanto o tipo II em contrações mais rápidas. Logo, através do recrutamento podemos determinar a intensidade adequada em nossos treinos de acordo com a periodização e seus objetivos. Lembrando ainda, que a um recrutamento elevado otimiza e aumenta a eficácia do seu trabalho muscular;
- Ativação: esse conceito diz respeito a capacidade de contração, bem como, a força que é gerada pelos músculos para realizar certas atividades. É através assim, da eletromiografia que podemos determinar o grau de ativação que cada grupo muscular do nosso corpo possui. O que serve para comprovação da eficácia de determinado exercício que irá treinar. Portanto, facilitando a escolha de exercícios dentro dos nossos treinos, alinhando-os aos objetivos desejados.
Qual a importância desses conceitos?
Como vimos acima, o recrutamento e ativação são dois conceitos diferentes que estão associados a hipertrofia muscular.
De forma resumida, podemos dizer que seu conhecimento é fundamental para se criar treinos. Uma vez que, será possível determinar:
- Os melhores exercícios para os seus objetivos;
- Qual a intensidade aplicada em cada exercício;
- Determinar qual tipo de fibra deseja ativar em cada grupo muscular.
Portanto, esses dois conceitos de torna, essenciais para o planejamento de seus treinos individualizados, considerando não apenas os exercícios em si.
Como também, a periodização, volume e frequência desses estímulos. De modo que seja possível alcançar resultados sem esforçar o corpo mais do que o desejado.
Vale destacar que a falta de ativação suficiente ou de recrutamento, pode afetar o desempenho que temos na musculação.
Afetando assim, a eficiência do trabalho realizado por certo músculo. Mas, ao presta atenção nesses conceitos, você consegue equilibrar todos os fatores que compõe seu treinamento!
Conclusão
Vimos então, ao longo deste artigo, a importância que os conceitos de ativação e recrutamento possuem para o alcance da hipertrofia muscular.
Isso porque assim como outros aspectos, esses também influenciam nos seus treinos. Ou seja, impactando seu desempenho e eficiência.
Por isso, nós da equipe Super Treino trabalhamos com a consultoria fitness online, a fim de auxiliar você em seus treinos de forma prática e acessível em qualquer lugar!
One comment