Se você é um praticante assíduo de musculação, então é provável que já tenha ouvido falar sobre o glicogênio muscular.
Um elemento que desempenha uma função extremamente importante em nosso organismo. No entanto, caso seja um iniciante e nunca tenha ouvido falar sobre, este conteúdo é ideal para você.
Se está interessado em conhecer um pouco mais sobre esse elemento, quais são as suas funções e a importância para quem pratica alguma atividade física, continue lendo!
O Que É Glicogênio Muscular e Como Funciona?
O nosso corpo precisa de uma espécie de combustível reserva que fica armazenado nos músculos, para que o nosso organismo possa realizar os movimentos de modo adequado.
Desde ações mais simples do nosso cotidiano. Como também, para praticar exercícios físicos, tais reservas de energia são essenciais.
Basicamente, o glicogênio, que fica armazenado nos músculos, é o principal responsável por providenciar esse combustível necessário para o nosso corpo.
Ou seja, nos fornecendo energia para executar as ações do cotidiano. Já para os praticantes de musculação e qualquer outra atividade física, o glicogênio muscular se torna ainda mais fundamental.
Pois, além de melhorar a performance do indivíduo, também auxilia durante a recuperação muscular.
Desse modo, o glicogênio é um elemento importante ao nosso organismo para que funcione corretamente.
Sendo obtido através da alimentação, geralmente por meio de carboidratos, que fornecem boas quantidades de energia.
Após a ingestão de carboidratos, os glicídios são digeridos e transportados através do sangue até os tecidos. O que faz com que o glicogênio seja armazenado nos:
- Músculos;
- E, até mesmo no fígado.
Logo, durante a prática de quaisquer atividades físicas, o glicogênio que foi armazenado nos músculos, desempenha a função de fornecer energia para o organismo no momento certo.
Qual é a importância do glicogênio muscular para quem treina?
O glicogênio é fundamental para a distribuição correta de energia em nosso organismo. Bem como, pode ajudar a proteger a massa muscular, evitando assim que ocorra o catabolismo.
Além disso, para que você possa ter um melhor desempenho e performance durante os seus treinos, é altamente recomendável que os níveis de glicogênio muscular estejam altos.
Para que assim a reposição de glicogênio nos músculos seja feita de forma correta e eficiente. Ou seja, para garantir mais energia para os seus músculos.
Confira a seguir alguns benefícios que o glicogênio muscular proporciona em bons níveis:
- Contribui para o crescimento dos músculos;
- Evita a degradação muscular;
- Auxilia na queima de gorduras durante o treino;
- Fornece mais energia para obter melhores resultados;
- Acelera a recuperação muscular.
Em casos contrários, quando os níveis de glicogênio estão mais baixos do que o recomendado, normalmente, o indivíduo pode apresentar dificuldades físicas em sua rotina.
Tais como subir escadas, carregar peso e até mesmo caminhar, ações básicas do cotidiano que dependem do bom funcionamento do corpo.
Conclusão
É possível afirmar então, que o glicogênio muscular é um elemento essencial, que mantém o nosso organismo funcionando corretamente.
Pois, quando encontra-se em baixa, acarreta alguns problemas que interferem em sua qualidade de vida. Todavia, para os praticantes de musculação e outras atividades físicas, manter bons níveis de glicogênio é ainda mais importante.
Tanto para obter uma melhor performance durante o treino, quanto para desenvolver massa muscular.
O ideal é que você tenha o acompanhamento de um bom personal trainer, através de uma consultoria fitness online como a oferecida pela nossa equipe. Entre em contato conosco e saiba mais sobre!