Os benefícios do abacate são inúmeros e não é à toa que este fruto se tornou tão queridinha de quem pratica musculação.
Afinal de contas, ela é saudável, delicioso e pode ser usado para criar diversas sobremesas fit. Nada melhor do que comer bem sem fugir da dieta e ainda manter os doces no cardápio, certo?
Vale destacar ainda que a textura do abacate é bastante dinâmica, ou seja, ele se torna facilmente aproveitado para receitas líquidas, sólidas, cremosas, etc.
Benefícios Do Abacate Para Quem Malha
Se você malha e busca sempre ter uma alimentação saudável alinhada com seus objetivos, talvez já saiba que entre os benefícios do abacate podemos citar o aumento da massa magra.
Apesar disso muitos evitam o fruto por ele ser rico em gorduras, sem saber no entanto, que essas são consideradas boas. Ou seja, do tipo que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom (HDL) ao mesmo tempo que:
- Melhoram o funcionamento intestinal;
- Aumentam a sensação de saciedade;
- Otimizam o processo de digestão.
Vale destacar ainda que ele é rico em ácidos graxos como o ômega 3 e semelhantes, nutrientes esses que reduzem os riscos cardiovasculares. Bem como, atuam no aumento dos níveis de testosterona que proporcionam uma melhor absorção de proteínas e desempenho nos treinos.
Mas, não é só por este tipo de macronutriente que o abacate se destaca, isso porque ele é rico ainda em:
- Ácido fólico: um nutriente que contribui com a formação dos tecidos musculares;
- Potássio: um mineral importante para recuperação dos músculos, especialmente para quem treina pesado, prevenção das cãibras e no aumento da força muscular;
- Cálcio: além de ter uma função semelhante ao do nutriente acima, o cálcio fortalece articulações e ossos, combatendo a fadiga, dores e prevenindo lesões;
- Ferro + zinco + magnésio: esse trio de nutrientes trazem juntos entre os benefícios do abacate, o aumento da resistência muscular e energia combatendo assim, a fadiga.
É por tudo isso, e muito mais, que o abacate é considerado um superalimento. Contudo, é importante ressaltar que seu consumo deve ser moderado, uma vez que em excesso suas gorduras se tornam prejudiciais à saúde.
Como inserir os benefícios do abacate na minha alimentação?
A frequência do consumo deste fruto varia muito de pessoa para pessoa e o ideal é buscar uma recomendação nutricional personalizada. Mas de maneira geral, a recomendação é de apenas 100g deste fruto por dia para evitar o acúmulo de peso.
Outra vantagem do abacate e que facilita sua introdução numa rotina alimentar, é que ele atua bem tanto no pré quanto no pós treino. No primeiro caso como uma excelente fonte de energia devido as suas gorduras, enquanto no segundo por auxiliar especialmente na recuperação muscular.
Dicas de receitas fit com abacate
Então, para finalizar este conteúdo que tal algumas receitas simples e práticas para aproveitar os benefícios do abacate sem furar a dieta? Confira a lista abaixo:
- Mousse de cacau low carb;
- Vitamina de abacate;
- Guacamole fit;
- Avocado toast;
- Brigadeiro;
- Salada fit.
Conclusão
No decorrer deste conteúdo, vimos como o abacate é um superalimento rico em benefícios à saúde de quem malha, pois melhora o/a:
- Formação dos tecidos musculares;
- Desempenho nos treinos;
- Produção de testosterona;
- Recuperação muscular;
- Absorção de proteínas;
- E muito mais.
Então, sempre que possível busque acrescentá-lo em sua alimentação de forma equilibrada, seja no pré ou pós treino. Para isso o auxílio nutricional se mostra tão importante, tanto quanto o acompanhamento de um personal trainer.
Se você gostou deste conteúdo, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe-o. Aproveite ainda para conhecer a consultoria fitness online da Equipe SuperTreino clicando aqui.