Para emagrecer e alcançar a hipertrofia, não é apenas na musculação que devemos focar. Os aeróbicos também são importantes e por isso, hoje falaremos do treino fartlek.
Você já ouviu falar sobre essa metodologia? Bem mais dinâmico, esse treinamento pode ser traduzido do sueco como “jogo em velocidade”.
Então, continue lendo para saber mais sobre o que é treino fartlek, como ele funciona e se é indicado para você!
O Que É Treino Fartlek?
Do sueco, a palavra fartlek pode ser traduzida como “jogo em velocidade”, sendo o termo adotado para uma metodologia única de treino aeróbico.
Seu objetivo é o desenvolvimento da capacidade aeróbica corporal, por meio de um treino mais dinâmico. Esse pode ser feito em qualquer lugar, se tornando ainda mais eficaz em terrenos:
- Inclinados;
- Com areia.
A metodologia é baseada na divisão do treino aeróbico por componentes. Desse modo, trabalhando diferentes sistemas de energia que auxilia ainda, na superação de pontos onde comumente atletas e praticantes acabam estagnando.
Sua realização pode ser estruturada ou não, o que para algumas pessoas é ótimo para sair da rotina. Mas, em qualquer um dos casos é necessário um bom aquecimento antes de iniciar o treino fartlek.
Foque então, nos músculos que serão mobilizados para cada seção, cerca de uns 5 a 15 minutos antes de iniciar a prática. Com isso, você evitará os riscos de lesão!
Benefícios dessa metodologia
Podemos dizer que o principal benefício desse treino se encontra no dinamismo que permite uma quebra da rotina. Isso porque você mistura diferentes tipos de exercícios em um único treino.
Ao mesmo tempo que, ele não precisa necessariamente seguir uma agenda. Você escolher entre os exercícios recomendados aos seus objetivos, aqueles que deseja fazer no dia.
Indo além disso, o treino fartlek possui ainda outras vantagens tais como:
- Adaptabilidade corporal à rápidas mudanças na intensidade e velocidade;
- Mobilização de variadas fibras musculares ao mesmo tempo;
- Melhorias na capacidade pulmonar e cardiovasculares;
- Variabilidade através da inconstância nos estímulos;
- Treino diversificado, adaptável e flexível;
- Entre outros.
Apesar de o treino ser intenso, ele possui ainda atividades de menor intensidade – como a caminhada, por exemplo. O que faz com seu praticante trabalhe ainda as fibras musculares de contração lenta.
Portanto, ela traz benefícios também na fase de recuperação, atuando em outra frente. Não focando apenas nas fibras de rápida e média contração nas fases aceleradas do treino.
Tudo isso faz com que o treino fartlek seja ideal para fugir da estagnação nos treinos. Bem como, para estimular o atleta a superar seus limites e melhorar seu condicionamento e resistência de forma geral.
Treino fartlek vs. treino intervalado
Para entender melhor como o treino fartlek funciona, iremos compará-lo com outra metodologia bem conhecida, o treino intervalado. Enquanto o segundo consiste em:
- Períodos intensos de exercícios;
- Períodos curtos de descanso antes da repetição.
A metodologia fartlek combina em uma mesma sessão, diversos exercícios distintos. Por exemplo, sprint + corrida + caminhada + corda, de modo a mesclar:
- Variações na intensidade;
- Períodos de recuperação ativa.
Conclusão
Como vimos, o treino fartlek ou “jogo em velocidade”, é uma metodologia de treinamento focada nos exercícios aeróbicos. Essa capaz de trazer diversos benefícios e te levar além!
Que tal colocá-la em prática? Entre em contato com a equipe SuperTreino e saiba como nossa consultoria fitness online poderá lhe ajudar!