Muito se fala em nossa sociedade sobre o crescimento das doenças causadas por conta do sedentarismo. Apesar de não ser de hoje que isso acontece, as consequências tem se tornado alarmantes!
Entender então o que é esse mal e seus riscos é o primeiro passo para conscientizar as pessoas. Assim, para que possamos abrir o diálogo para a importância das práticas físicas, como a musculação, em seu combate.
O sedentarismo é uma doença?
Conhecido como como a “doença do sentar-se” o sedentarismo por si só não é catalogado como uma patologia, mas sim, um causador de doenças. Atualmente sendo considerado ainda pior que o tabagismo.
Na prática, ser sedentário é um estilo de vida marcado por um péssimo hábito, o da inatividade física. Segundo a OMS, pode ser considerado sedentário qualquer pessoa que não gasta em média um mínimo de 2200 quilocalorias durante sete dias.
Sendo assim, através de movimento simples, como aqueles realizadas em casa e no trabalho diariamente. Tal como, por meio de atividades físicas como a musculação.
Apesar de movimentos cotidianos serem tão importantes, eles não superam os resultados que a prática física traz. Você sabia inclusive que muitas das doenças do sedentarismo aumentaram durante a pandemia?
Isso aconteceu pois as pessoas passam a realizar menos atividades físicas. Ao mesmo tempo que, aumentaram o tempo que passam sentados ao longo do dia.
Uma pessoa mesmo que considerada ativa, ao permanecer mais do que 4 horas sentados por dia, tem um risco de:
- Reduzir sua mortalidade;
- Desenvolver doenças.
Agora vamos juntar essas informações e refletir…
Dá para perceber que apenas alguns movimentos simples e cotidianos não são o suficiente para reduzir esses impactos certo? Existe assim, a necessidade de mudar os hábitos estimulando aqueles mais saudáveis na sua rotina!
Quais são as consequências de ser sedentário?
Para que você entenda ainda melhor a importância de mudar seus hábitos e praticar atividades físicas, separamos um lista dos riscos causados pelo sedentarismo:
- Aumento do risco de morte e de doenças: o sedentarismo aumenta em até 500% o riscos das mortes prematuras, sendo ainda 20% das causas de mortes em pessoas com mais de 35 anos. Além disso, ele aumenta o risco do desenvolvimento de doenças como o câncer, diabetes, cardiovasculares, da coluna, neurológicas, obesidade, entres outras;
- Diminuição do rendimento intelectual: se muitos dizem que quem malha só estimula o corpo está muito enganado. Acontece que o sedentarismo reduz a circulação sanguínea, especialmente pelo menor movimento das pernas que é o “segundo coração”, o que reduz ainda a circulação de oxigênio ao cérebro;
- Danos à saúde mental: saúde física e mental andam juntas e a falta de uma atrapalha a outra. A inatividade física diminui a produção natural de hormônios que promovem boas sensações e bem-estar, tal como a endorfina. Assim, aumentando os riscos de desenvolvimento da ansiedade, estresse, depressão, entre outros;
- Redução da locomoção: o que começa com uma dificuldade em algum ponto, torna-se uma redução da capacidade de se locomover. O que acontece porque os músculos do corpo atrofiam e com isso, as articulações são sobrecarregadas;
- Membros inferiores: sofrem com incômodos e inchaços, seja por passarem muito tempo deitados ou sentados assim, dificultando a circulação do sangue na região;
- Aumento da dores: a inatividade física eleva as chances e o surgimentos de dores musculares, especialmente nas áreas que mais são afetadas pelo hábito de passar muito tempo sentado. Sendo elas o pescoço, costas, ombros e joelho.
(Esses são apenas alguns dos riscos e consequências)
Como evitar as doenças do sedentarismo?
Para acabar com o sedentarismo e afastar o risco do desenvolvimento de inúmeras doenças a resposta é simples: praticar atividades físicas. Não existe uma regra para escolher, o importante é se movimentar, promover o bem-estar e manter o hábito!
Conclusão
Ao longo desse conteúdo vimos quais são os riscos, consequências e doenças causadas pelo sedentarismo. Bem como, a importância das práticas físicas em seu combate!
Portanto, comece ainda hoje a mudar seus hábitos e estimular uma vida mais saudável física e mentalmente. Que tal uma equipe ao seu lado nessa jornada?
Afinal, mudar ou iniciar um novo hábito pode ser bastante difícil. Confira então, o serviço de consultoria fitness online da equipe SuperTreino e monte treinos adequados as suas necessidade e realidade!
3 comments