Benefícios dos peixes gordos e 4 tipos para que quem malha consumir

Você sabe quais são os principais benefícios dos peixes de gordura boa? Muita gente já conhece as vantagens de ingerir peixe. Porém, muita gente também não conhece verdadeiramente o que o peixe pode proporcionar além de ômega 3.

Há uma variedade gigante de peixes e saber quais são os melhores para serem inseridos na dieta pode ser algo complicado e que gera dúvidas.

Principalmente porque os peixes podem ser classificados como magros ou gordos, e cada um traz um tipo de benefício diferente. Quer saber quais são? Então continue lendo!

 

Benefícios dos peixes gordos e diferença para os magros

Benefícios dos peixes gordos e diferença para os magrosA principal diferença que podemos notar entre os peixes, é a quantidade de gordura que ele possui em sua composição. Os peixes gordos são aqueles ricos em gorduras boas e que trazem diversos benefícios à saúde de quem os consome, principalmente em quem faz musculação.

Dentre os principais tipos de peixe gordo, estão a sardinha, atum, salmão, cavala, arenque, truta, anchova, enguia.

Já os peixes magros mais comuns de serem encontrados são: bacalhau, badejo, linguado, pescado, robalo, salmonete, cação, namorado, corvina, carpa, garoupa, tainha.

Ambos os peixes possuem uma grande quantidade de gordura insaturada, ou seja, que é boa para a saúde. Porém, o peixe gordo possui uma quantidade maior de elementos benéficos.

Dentre a que podemos dar maior destaque, estão o ômega 6 e o ômega 3. Essas gorduras agem no organismo formando outras substâncias que agem na prevenção de doenças como:

  • Processos inflamatórios;
  • Redução de colesterol;
  • Doenças vasculares;
  • Obesidade;
  • Etc.

Apesar de serem ótimos para a saúde, os peixes gordos costumam ter um índice maior de gordura total, o que acaba os tornando mais calóricos.

Portanto, quem malha deve prestar atenção quanto a isso para que não haja exageros. Aos adeptos de musculação, indica-se os seguintes peixes para consumo:

1. Salmão

O salmão é um dos principais peixes gordos conhecidos e possui pouco mercúrio. Um dos maiores benefício do peixe é por ele ser fonte de ômega-3 e poder ser consumido de várias formas dentro da dieta.

2. Arenque

O arenque pertence a mesma família que a sardinha e assim como seu primo, são ótimos para quem quer ganhar massa muscular pois possuem alta quantia de proteína.

O arenque e o atum possuem carne vermelha e possui muita gordura boa e também possuem bastante ômega 3. Pode-se consumi-lo fresco, defumado ou em conserva.

3. Truta

Pertence a mesma família do salmão e assim como seu parente próximo, possui diversas semelhanças. A começar pela cor bastante parecida, textura e sabor.

O peixe possui valores nutricionais muito bons e ainda tem o valor mais em conta que o salmão, podendo ser uma opção mais frequente nas dietas.

4. Sardinha

A sardinha é um dos peixes mais consumidos por quem malha. Seu valor nutricional também é excelente e estão entre as opções de frutos do mar mais limpos que existem.

Por conta de seu tamanho, a sardinha geralmente é consumida inteira. Sendo assim, acabam se tornando uma potência nutricional.

Seu consumo também pode ser feito de diversas formas, o que traz uma diversificada na hora de montar pratos.

 

Conclusão

Por fim, vimos aqui os principais benefícios dos peixes gordos, quais suas características e quais peixes quem faz academia deve investir em sua dieta. É muito importante poder balancear o consumo entre os dois tipos de peixe para que se possa ter um equilíbrio em sua dieta.

Gostou deste conteúdo? Veja mais artigos parecidos em nosso blog! Deixe aqui seu comentário e compartilhe-o para ajudar mais pessoas.

App Super Treino

Compartilhe isso:

One comment

Leave a Reply