Existem muitos benefícios no ato de praticar musculação para combater a depressão. Por exemplo, treinar ouvindo música para estimular corpo e mente, e com isso, aliviar os sintomas deste mal.
Acontece que a prática de atividades físicas ajuda na melhora do humor. Pois o aumento da produção de dopamina na parte central do cérebro, faz com que o corpo relaxe e assim você se sente bem.
O treino pode ajudar a reduzir esses sintomas de forma significativa. Isso sem depender da intensidade dos mesmos o do quanto de exercício será feito.
Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e descubra mais sobre como isso pode influenciar na melhora da sua saúde mental.
Como a musculação combate a depressão?
No cenário atual é bem comum vermos um quadro elevado de pessoas com depressão e como a musculação ajudou a reduzir sintomas. A prática de exercícios físicos vem trazendo uma capacidade de induzir as funções neurológicas.
Através de exames de imagem é possível ver as mudanças no hipocampo e em outras partes do cérebro. Onde essas variações estão ligadas ao quadro de depressão.
O ato de malhar reduz de forma significativa esses sintomas nos adultos. Mas, isso se dar dependendo do estado de saúde da pessoa.
Essa melhora também não está ligada a quantidade de atividades que você vai fazer. Ou seja, você não precisa virar o Hulk ou o Capitão América, o mínimo já ajuda.
A musculação tem sido muito útil no tratamento inicial para combater a depressão. Seja ela leve ou moderada, quando combinada aos remédios.
Além disso, ela tem sido ligada ao controle dos níveis de ansiedade. Os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo e isso faz com que se crie novas células cerebrais.
Porém a atividade física faz a liberação de endorfina, que é responsável por melhorar o humor. O treino de força pode influenciar de forma positiva o sistema nervoso central (SNC).
Uma vez que isso é super importante pois o SNC ajuda na produção de químicos cerebrais como: dopamina, serotonina e a norepinefrina. Eles são responsáveis por causar a melhora da sua saúde mental.
A musculação afeta a chance dos sintomas de depressão ou ansiedade ficarem piores. Visto que ela irá afetar o humor, por isso o treino de força é uma opção para ficar melhor.
Treino de força como tratamento da depressão
A depressão assim como todas as outras doenças precisam ser acompanhadas por um profissional. Em certos casos é preciso de medicação para ajudar.
Mas nos últimos anos foi observado que quando acrescenta musculação ao tratamento você tem mais resultados. Isso porque esse treino de força alivia a insônia, ansiedade e estimula a produção de testosterona, GH (hormônio do crescimento).
Além disso impede que produza cortisol no corpo. Onde esse é o hormônio que é solto em casos de estresse onde diminui a capacidade do sistema imunológico, o que faz com que aumente a gordura do corpo.
No entanto a produção de endorfina causa sensação de bem-estar. Por isso ao combinar musculação com uma boa alimentação reduz os riscos de piorar a doença.
Conclusão
Portanto, você viu como é possível que a musculação ajude bastante na hora de combater doenças que afetem o psicológico. Ao ser combinada a uma boa alimentação o risco de depressão diminuem.
A melhor forma de forma conseguir bons resultados é com um treino único. Mas, para isso convidamos você a conhecer a consultoria fitness online da equipe Super Treino.
Gostou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado em sua busca, deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida.
3 comments