10 benefícios da carne vermelha para quem faz musculação

10 benefícios da carne vermelha para quem faz musculação

Os benefícios da carne vermelha são muitos e, por isso, deve fazer parte de um cardápio rico e saudável, em especial para quem faz musculação. Porém, é preciso ter cuidado com os excessos para não obter o efeito rebote na saúde.

Ficou curioso para saber quais são os benefícios? Então, basta continuar lendo este conteúdo para saber tudo sobre!

 

Quais são os benefícios da carne vermelha?

Quais são os benefícios da carne vermelha

Além de saborosa, a carne vermelha (bovino, caprino, ovino e suíno) fornece uma série de benefícios à saúde. Por ser uma rica fonte de energia, proteína, minerais como ferro e o zinco e vitaminas, em principal do complexo B, deve estar inclusa na dieta de todas as pessoas, mais ainda de quem pratica musculação.

Para entender melhor, confira logo abaixo quais são o maiores benefícios da carne vermelha para a saúde:

  1. Por ser fonte de proteínas, a carne bovina ajuda a melhorar a massa muscular, além de fazer o reparo dos ossos, pele e cartilagem. Logo, o seu consumo é ideal para quem passou por uma cirurgia e para quem está em recuperação muscular, como os atletas;
  2. O consumo de carne bovina ajuda a prevenir a anemia por déficit de ferro;
  3. A carne vermelha tem L-carnitina, cujo efeito é benéfico sobre hipertensão e inflamação;
  4. É rica em vários nutrientes cruciais para que o corpo funcione de forma correta;
  5. A carne vermelha também é benéfica para a saúde mental e ajuda a combater a depressão;
  6. Contém a creatina, que ajuda a melhorar o desempenho do treino, fornece energia, melhora a resistência muscular e ainda favorece a massa muscular a crescer e se desenvolver;
  7. Ajuda a manter a glicemia mais estável, sendo ótima para prevenir e tratar diabetes;
  8. Evita que ácido lático se forme, que causa dores ao praticar exercícios  físicos, o que acaba por reduzir a fadiga muscular e melhora a performance no treino;
  9. Contém carnosina, que ajuda a prevenir a aterosclerose, outras doenças crônicas e reduz a inflamação;
  10. O antioxidante glutationa na carne tem relação com o antienvelhecimento, redução de ocorrências de doenças crônicas e também ajuda a fortalecer o sistema imune.

A carne vermelha em excesso pode ser prejudicial?

Como você pôde ver, a carne vermelha oferece muitos benefícios. No entanto, também pode trazer alguns malefícios para a saúde.

Isto é, quando se consome em excesso e cortes com maior teor de gordura, as carnes vermelhas podem causar problemas. Em especial, as carnes processadas.

Pois, carnes desse tipo contém gorduras saturadas, colesterol e, no caso das carnes processadas, sódio e outros aditivos químicos que prejudicam a saúde.

O consumo em excesso pode aumentar o risco de doenças cardíacas, que podem alterar o modo como o coração funciona. Bem como, aumentar os níveis de colesterol ruim, aterosclerose e pressão alta.

Além disso, o excesso de carne vermelha aliado à um baixo consumo de legumes, frutas, verduras e grãos integrais, aumenta o risco de câncer.

Entre os principais tipos, estão o câncer de cólon, estômago, faringe, reto, mama e próstata. O risco é maior quando o consumo é de fontes processadas, como salsichas, por exemplo.

 

Conclusão

Viu só quais são os benefícios da carne vermelha para a saúde? Porém, como a maioria das coisas maioria das coisas excesso faz mal. Ou seja, é crucial saber qual a quantidade certa de carne vermelha que você pode consumir por dia.

Sendo assim, conte sempre com o apoio de profissionais, como a consultoria fitness online da equipe SuperTreino. E caso tenha gostado deste conteúdo, não esqueça de enviar para os seus amigos de treino!

App Super Treino

Compartilhe isso:

Leave a Reply