A leptina tem sido chamada de “hormônio da saciedade ”, pois quando produzida pelas células de gordura e o cérebro interpreta seu sinal para diminuir o apetite e aumentar a queima de gordura, a perda de peso ocorre de modo mais eficaz.
Continue lendo este conteúdo para entender melhor o que é, para que ser e como aumentar os níveis de leptina!
O que é leptina e para que serve?
As principais funções do hormônio leptina, produzido pelas células lipídicas e que atua direto no cérebro, incluem:
- Controlar o apetite;
- Reduzir a ingestão de alimentos;
- Regular o gasto energético.
Todas estas funções permitem a manutenção do peso corporal. Na maioria dos casos, quando o corpo tem muitas células de gordura, há um aumento na produção de leptina, que envia uma mensagem ao cérebro para reduzir a ingestão de alimentos.
Porém, em certas pessoas, a ação do hormônio pode se alterar, o que faz com que o corpo ignore a mensagem, apesar de ter muita gordura corporal. Os níveis normais de leptina são influenciados pela idade, sexo e índice de massa corporal da pessoa.
Além disso, os níveis de leptina podem mudar de acordo com o estado de saúde e como resultado da influência de substâncias inflamatórias ou hormônios, como insulina ou cortisol, por exemplo.
Dicas para aumentar a leptina
Agora que você já sabe o que é leptina e qual o seu papel em nosso organismo, veja logo abaixo algumas dicas para aumentá-la!
- Diminua o consumo de alimentos processados, açúcar, doces, comidas muito engorduradas, etc. Na maioria das vezes, eles vêm embalagens com um monte de siglas que você não entende e números, além de ter uma lista enorme de ingredientes;
- Hidrate-se pois a água ajuda a eliminar toxinas e moléculas que diminuem a leptina;
- Tenha um dia livre para consumir carboidratos, caso você esteja fazendo uma dieta sem carboidratos;
- Não faça dietas muito radicais;
- Consuma alimentos ricos ácidos graxos ômega 3, como salmão, atum e outros tipos de peixe;
- Inclua muitas verduras, vegetais e frutas em sua dieta. Alimentos ricos em fibras também são boas opções para a manutenção de leptina, alguns exemplos são: ervilhas, lentilhas, brócolis e aveia são ótimas fontes;
- Fazer pequenos lanches saudáveis (como frutas) entre as refeições ajuda na manutenção de leptina;
- Consuma alimentos ricos em zinco, tais como: espinafre, cordeiro, frutos do mar, nozes, cacau, cogumelos e abóbora;
- Tente não se estressar. Yoga e meditação são atividades relaxantes que podem reduzir os níveis de cortisol (responsável por alterar a produção de hormônios, incluindo leptina);
- Durma oito horas por dia, para regular a produção de leptina e também os níveis de grelina;
- Faça exercícios com frequência e de forma moderada;
- Tenha cuidado para não se exercitar demais. Quando se está muito cansado, o corpo aumenta os níveis de cortisol e desregula os níveis de leptina;
- Há medicamentos no mercado que ajudam a lidar com a produção de leptina. Porém, é essencial conversar com seu médico antes.
Conclusão
Agora você já sabe o que leptina e qual é o seu papel em nosso corpo. Durma bem, tenha uma dieta saudável e pratique exercícios físicos para manter os níveis adequados de leptina.
O que acha de conhecer a consultoria fitness online da equipe SuperTreino? Assim você poderá aumentar os seus resultados e obter a ajuda necessária!
E não esqueça de compartilhar este conteúdo com os seus amigos e colegas de treino!