É bem provável que você viu nas redes sociais as siglas MMII e MMSS em relação aos treinos de musculação. Essas hashtags ganharam força entre as celebridades e muitas pessoas ainda não entendem bem o que significam.
Caso você tenha curiosidade em saber mais sobre o que significa esses termos, basta continuar lendo este conteúdo!
O que é treino MMII?
O treino MMII refere-se ao treinamento da parte inferior do corpo durante uma sessão de musculação; para tanto, são realizados exercícios envolvendo glúteos, quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas.
As articulações dos joelhos, quadris e tornozelos estão envolvidas neste treino. Portanto, em geral, os exercícios MMII envolvem flexionar e estender certas articulações enquanto aplica resistência (carga) para estimular a hipertrofia nos músculos das panturrilhas, coxas e glúteos.
Você pode ativar um maior número de grupos musculares encontrados em suas coxas, panturrilhas e glúteos realizando exercícios multiarticulares. Veja logo abaixo alguns dos exemplos de exercícios MMII:
- Agachamento;
- Leg Press (horizontal e 45°);
- Avanço (passada);
- Hack Machine;
- Stiff;
- Good Morning;
- Levantamento terra;
- Flexão plantar;
- Elevação pélvica;
- Entre outros.
O que é treino MMSS?
Já o Treino MMSS refere-se ao treinamento dos músculos da parte superior do corpo durante uma sessão de musculação. Músculos como peitoral, costas e braços são treinados durante esta sessão.
O treino MMSS envolve mais grupos musculares e várias direções de movimento. Porém, como não se preocupa em sustentar o movimento, tem execuções mais simples de realizar.
Em geral, o treino de MMSS inclui movimentos para bíceps e tríceps (em geral, com flexão e extensão do cotovelo), além de exercícios peitorais e dorsais. Entre os exercícios de MMSS mais usados, é possível citar os seguintes:
- Supino e suas variações;
- Puxadas;
- Remadas;
- Rosca direta e suas variações;
- Tríceps pulley, testa e outros;
- Barra fixa;
- Barras paralelas;
- Crucifixo;
- Pulldown;
- Etc.
Quais as diferenças entre MMII e MMSS?
Como você pôde ver, não tem nada de novo nos exercícios MMII e MMSS; na realidade, esses nomes referem-se a exercícios para as regiões inferior e superior do corpo.
As letras M, I e S são repetidas porque é assim que educadores físicos e fisioterapeutas costumam se referir aos exercícios que envolvem os grupos musculares da cintura para cima (MMSS) e cintura para baixo (MMII).
Sendo assim, as letras duplicadas fazem alusão aos dois pares de pernas e braços. Os exercícios MMII e MMSS são referidos como exercícios de parte inferior e superior do corpo.
Portanto, nos dias em que a região inferior do corpo é treinado, a superior do corpo não é treinada e vice-versa.
Existem muitas possibilidades de variações em um treino MMII e MMSS, mas, de modo geral, ele consiste em uma frequência de 4 sessões de treino por semana, que podem ser, por exemplo, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras.
Nas quartas-feiras, sábados e domingos, você descansa. Com base neste cronograma, você faria treinos de MMII às segundas e quintas-feiras, e treinos de MMSS, às terças e sextas-feiras.
Conclusão
Como você viu neste conteúdo, a diferença entre os treinos MMII e MMSS, é que o primeiro tem foco no treino dos membros inferiores, enquanto o segundo abrange os membros superiores.
É crucial que você aprenda que tanto exercícios para MMII, quanto MMSS sejam muito bem construídos para o seu treino. É preciso que eles estejam adaptados às suas necessidades.
Somente assim, você terá resultados e não corre o risco de sofrer com alguma lesão. Para isso, você pode contar com a consultoria fitness online da equipe SuperTreino.
One comment