Com uma longa história de uso para fins medicinais, os benefícios do gengibre vão além adicionar sabor a diversas receitas

Conheça 9 benefícios do gengibre e como ele te ajuda nos treinos

Com uma longa história de uso para fins medicinais, os benefícios do gengibre vão além adicionar sabor a diversas receitas. Este alimento possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de possuir poucas calorias e alguns minerais vitais como o magnésio e o potássio.

Continue a leitura deste conteúdo para entender porque você deve adicionar gengibre em sua dieta!

 

Quais são os benefícios do gengibre?

Graças ao seu fator emagrecedor, o público em geral que frequenta academias faz uso do gengibre. Por ser um alimento termogênico, é um elemento chave na maioria dos suplementos que auxiliam na redução da gordura corporal.

Suas vantagens para o organismo são várias, e inclusive oferece vantagens específicas para quem treina, por isso seu consumo é popular. Veja logo abaixo as vantagens!

1. Ajuda a emagrecer

A raiz de gengibre contém gingerol, um composto bioativo com propriedades termogênicas que estimula a quebra da gordura corporal e aumenta a perda de peso, por acelerar o metabolismo.

Além disso, o gengibre também é um forte diurético que ajuda a eliminar o excesso de líquidos do organismo e ajuda a desinchar.

2. Otimiza os BCAA’s

O corpo precisa de aminoácidos (BCAAs) para auxiliar o organismo a desenvolver massa muscular e a força. Mas, para que tenham impacto no corpo, é necessária uma ingestão mínima de vitamina B6, encontrada em altas concentrações no gengibre, por isso, consumi-lo regularmente ajuda a maximizar os efeitos desses aminoácidos.

3. Alivia cólicas

Quando estiver naqueles dias, não precisa mais faltar na academia! De acordo com alguns estudos, o gengibre pode ser tão poderoso para aliviar as cólicas menstruais quanto o ibuprofeno.

O gengibre é um alimento termogênico, fazendo dele elemento chave na maioria dos suplementos que auxiliam na redução da gordura corporal.

4. Aumento da massa muscular

O gengibre é um vasodilatador, ou seja, faz com que um fluxo sanguíneo maior chegue aos músculos, o que ajuda em seu crescimento de modo natural e não requer o uso de nenhum medicamento.

Esse tipo de ação da raiz tem sido mais estudado recentemente com atletas nos Estados Unidos. Em comparação ao grupo que não usou a planta, foi possível notar uma melhora nos treinos e aumento da massa muscular.

5. Ajuda na recuperação muscular

Devido à presença de uma substância chamada gingerol em sua composição, o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias. De acordo com um estudo publicado no The Journal of Pain, o consumo do gengibre ajuda os músculos a se recuperarem após as sessões de exercícios, além de reduzir a inflamação dos tecidos.

6. Reduz o colesterol

Um dos principais fatores que afetam o LDL (colesterol ruim), que está associado a um risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares, é a alimentação. Um extrato do gengibre pode ajudar a reduzir o colesterol ruim.

7. Promove o equilíbrio intestinal

Graças à sua propriedade termogênica, há uma aceleração no processo digestivo que equilibra a acidez estomacal e estimula o funcionamento intestinal. Em caso de gases, é possível obter um maior alívio, devido a esse fator.

8. Combate enjoos

Este remédio é um aliado valioso para quem tem náuseas e enjoos. Esse efeito foi descoberto e estudado com gestantes, demonstrando que é eficaz no alívio de náuseas e vômitos.

No entanto, esse efeito não é apenas para mulheres grávidas e também pode ser útil para quem sente esses sintomas durante um treino devido a uma atividade física extenuante ou exaustiva.

9. Ação anti-inflamatória e antioxidante

Numerosos estudos apoiam as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do gengibre. Isso se deve ao fato de ele ser utilizado para prevenir e tratar uma série de doenças inflamatórias.

Devido a esses efeitos, o gengibre pode auxiliar na prevenção de problemas articulares, assim como pode aumentar o desempenho físico e melhora da hipertrofia muscular. Junto com a prevenção de uma série de doenças e problemas de saúde.

 

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os benefícios do gengibre, não se esqueça de aliar essa raiz com uma boa alimentação e treino. Caso precise de ajuda para montar um treino mais adequado para você, venha conhecer a consultoria fitness online da equipe SuperTreino!

App Super Treino

 

Compartilhe isso:

Leave a Reply