O soro do leite hoje tão conhecido como Whey Protein, foi descoberto a mais de 3000 anos. Essa é uma verdade que nem todo mundo sabe, mas nos séculos XVII e XVIII, o uso dessa substancia era tratado como um agente medicinal e tratava principalmente distúrbios gastrointestinais, sepse e feridas.
Nos dias de hoje, o produto é um dos subprodutos, da fabricação de queijo, e vem sendo cada vez mais procurados por desportistas, não somente por ser reconhecido como um alimento funcional, mas por ter algumas propriedades que são superiores e únicas, incluindo vários benefícios para o corpo.
Vantagens do Whey Protein
Apesar da substância não ser nova, o produto usado como suplemento é relativamente iniciante, e se tornou famoso muito rápido, devido aos vários benefícios que ele oferece. Como por exemplo:
- O Whey Protein é uma proteína completa. Nele você encontra todos os aminoácidos, que o nosso corpo precisa, todos os dias. Nosso organismo é responsável por produzir esses aminoácidos, mas eles não são suficientes para um aumento de massa muscular visível. Por isso essas substancias podem ser grandes aliadas na hora de complementar o treino.
- Tem fonte natural de BCAA, que são aminoácidos importantes para atletas que buscam melhorar sua performance. São responsáveis por recuperar tecido muscular lesado e fatigado de forma mais rápida.
- A proteína do soro do leite ou Whey Protein, é absorvido rapidamente pelo organismo, e com isso chega rapidamente aos músculos, diferente das proteínas das carnes e dos ovos.
- Também é importante para melhorar o sistema imunológico, aumentando os níveis de glutamina, que é um antioxidante importante produzido pelas células.
Tipos de Whey Protein
No mercado existem vários produtos diferentes com características, mas que ainda assim, são recomendados por nutricionistas. Para conhecer melhor sobre cada tipo de Whey Protein e qual é o melhor para a sua meta ou biótipo, continue lendo.
Whey Protein Concentrado
Dependendo do produto, o Whey Protein concentrado oferece entre 29 a 89% do proteína ao organismo, que varia de acordo com o nível de concentração. Isso significa que se quanto menor é a quantidade de proteína, maior é a de lactose e gordura. Por esse motivo, esse não é um produto indicado a pessoas que tem intolerância à lactose. Esse é o produto mais barato entre todas as categorias, mas também é eficaz, permitindo a liberação de bioativos, que aceleram o anabolismo.
Whey Protein Isolado
É considerada a fórmula mais pura de Whey Protein, com 90% de proteína na sua fórmula. A maioria delas é sem gordura e tem menos de 1% de lactose, portanto é a mais indicada a pessoas com intolerância, além de ter fácil digestão, vitaminas e minerais do leite, e vários aminoácidos.
Whey Protein hidrolisado
Por ter partes menores na cadeia de proteína, essa é a fórmula de mais rápida absorção, pois já está quebrada. Possui pouquíssimas, chances de causar alergias nas pessoas, e em algumas marcas, pode conter carboidratos, gordura e minerais.
Esses são os três tipos mais básicos de Whey Protein que podem ser usados para melhorar os resultados da academia, e por isso é preciso ficar atento à composição da sua fórmula, podem haver substâncias que você tenha alergia. Portanto, consulte um profissional antes de consumir qualquer produto.
Dica: Sempre que escolher um adoçante de suplemento, opte pela sucralose, e não o aspartame, esse não faz bem para a saúde. O Whey Protein pode ser usado como suplemento alimentar, para ajudar na definição dos músculos e aumento de massa magra, mas ele não substitui uma boa alimentação regular e equilibrada. Portanto, não deixe de consultar um nutricionista.
Como foi o que você leu? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!
Leia o Próximo