Você já deve ter se perguntado qual deve ser o tempo de intervalo ideal para maximizar os resultados entre uma serie e outra. Ou se é realmente necessário descansar entre as series de treino.
Outro aspecto importante sobre essa pausa é de que ela não deve ser universal para todos os exercícios e todas as series.
Os intervalos devem respeitar o tipo de exercício e o número de repetições das series.
O que é o tempo de intervalo
O tempo de intervalo consiste em um período de pausa entre os exercícios. Que tem como objetivo proporcionar um momento de fadiga controlada.
Esse controle de fadiga se dá porque durante um exercício, nós cansamos nossos músculos.
Assim sendo, com o passar do tempo de treino vão perdendo a força e com isso baixando o rendimento.
Com a pausa, entre as series e exercícios, o músculo pode descansar, fazendo com que o treino tenha um bom rendimento do inicio ao fim.
Para exemplificar esse processo temos um treino de três series com 10 repetições e com apenas 10 segundos de descanso. Nesse caso você provavelmente não irá conseguir terminar, ou o fará com baixo rendimento.
Como encontrar o tempo de intervalo ideal
O tempo de intervalo deve estar relacionado a três fatores que são: o tipo de exercício, quantas series e quantas repetições.
O condicionamento físico da pessoa também influencia na quantidade de tempo que a mesma deve descansar. Assim como também o resultado que o praticante almeja alcançar.
Um atleta altamente treinado tem maior resistência física, principalmente em exercícios aeróbicos, tendo músculos altamente treinados para aquele tipo de exercício.
Essas pessoas suportam por mais tempo longas series de exercícios e possuem uma excelente recuperação entre as series.
No caso de quem pratica exercícios regulares e que almeja certos resultados tem com médias recomendadas de descanso por exercícios as seguintes:
- Para hipertrofia (crescimento dos músculos): entre 45-120 segundos
- Para força: entre 2-5 minutos
- Para emagrecimento: entre 0-30 segundos (podendo variar bastante)
Para que serve o intervalo
O intervalo não serve apenas para a regeneração dos músculos. Além disso, ele serve também para regenerar as energias e a região neural.
Muitas pessoas creem que a necessidade de pausa se dá apenas para reposição das energias. Mas, se esquecem de que é o cérebro que comanda as repetições.
Os neurônios são responsáveis pelas constantes solicitações de movimento dos músculos na realização dos exercícios.
Durante as repetições e series é necessário total foco do sistema nervoso na execução dos exercícios.
O que ocasiona uma fadiga mental para o mesmo.
Tendo como exceções os sistemas nervosos de alguns atletas altamente qualificados e treinados, que praticam certos comandos automaticamente, por conseguinte se cansam com menos intensidade.
Resumindo
Chegamos à conclusão de que o intervalo entre o treino maximiza e potencializa o rendimento do exercício.
Para que o tempo de intervalo seja adequado, também devemos levar em consideração o tipo de exercício e o número de repetições.
Dessa forma, evitamos sobrecarregar os músculos e assim diminuir o rendimento.
Outro ponto importante, é que o intervalo não serve apenas para regeneras as nossas energias, mas também para que a nossa mente descanse.
Você conhece algum amigo que precisa ou gostaria muito de ler este conteúdo? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e deixe seu comentário!
One comment