Provavelmente, você já ouviu falar que para ter um bom ganho de massa muscular é preciso respeitar seu tempo de repouso, certo?
Ou seja, é o momento em que dormimos e nosso corpo faz a manutenção das fibras musculares. Aquelas estimuladas durante a prática física, principalmente, na musculação.
Mas, e se eu te disser que o sono possui muito mais importância do que muitos imaginam, indo além desta função?!
Pois, é isso mesmo! O sono regular a produção de alguns hormônios imprescindíveis para nosso crescimento e hoje, iremos falar sobre essa relação!
Sono x Ganho De Massa Muscular
Provavelmente você já deve ter estudado ou ouviu falar que o sono é importante para a manutenção de nosso organismo e suas funções, certo?
Quando dormimos, o corpo entra em um estado de repouso. Essa capacidade importante, é responsável por estimular nossa recuperação após um dia longo e cansativo.
O objetivo é descansar não apenas o físico, como também, a mente para que estejamos bem-dispostos no dia seguinte.
A recuperação das fibras musculares é uma das funções do sono. Isso faz com que ele seja então, muito importante para alcançar bons resultados em hipertrofia.
Para quem deseja aumentar o ganho de massa muscular, um estímulo mais importante ainda, é a produção de hormônios. Mas, a falta/privação de sono pode prejudicá-la!
Isso porque ocorre uma diminuição de alguns hormônios essenciais que inibem seu potencial de crescimento.
Além disso, a falta de sono também pode prejudicar o sistema imunológico. O que faz com que você tenha maiores chances de:
- Ficar doente;
- Ter o desempenho reduzido;
- Perder massa magra;
- Comprometer seu metabolismo;
- Acumular gordura.
Hormônios Essenciais Para O Ganho De Massa Muscular
Como vimos acima, o sono interfere diretamente na produção e liberação de hormônios feitas pelos nosso organismo!
Abaixo, irei abordar três deles que são essenciais para quem deseja aumentar a massa muscular. Confira abaixo:
- Testosterona: conhecido como o hormônio sexual masculino, tanto em homens quanto em mulheres ele é importantíssimo. Pois, ele estimula o anabolismo através da recuperação e construção própria e de outros hormônios;
- GH: ou hormônio do crescimento, seu pico de liberação é feito na fase mais profunda do sono. Com isso, um sono de má qualidade reduz sua liberação e prejudicar a construção muscular;
- Insulina: ela age na hipertrofia facilitando a absorção de nutrientes, aminoácidos, creatina e glicose pelos músculos. Quatro importantes substâncias que elevam o ganho de massa muscular.
Conclusão
Portanto, para ter um bom ganho de massa muscular é fundamental respeitar a necessidade de repouso exigida pelo seu corpo.
O recomendado são 8 horas de sono diárias, nunca mais que isso! Caso você veja tendi dificuldades para dormir, invista em algumas técnicas como:
- Respiração profunda;
- Meditação;
- Beber chás calmantes antes de dormir;
- Evitar TV, celulares e outros dispositivos luminosos 1h antes de dormir;
- Não comer demais a noite.
Além disso, procure realizar uma consultoria online com a nossa equipe, para que possamos montar um treino personalizado aos seus objetivos que não interfiram no seu descanso!
O que você achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe.
One comment