Ganho De Massa Muscular E A Interferência Do Sono Nos Resultados!

Ganho De Massa Muscular E A Interferência Do Sono Nos Resultados!

Provavelmente, você já ouviu falar que para ter um bom ganho de massa muscular é preciso respeitar seu tempo de repouso, certo?

Ou seja, é o momento em que dormimos e nosso corpo faz a manutenção das fibras musculares. Aquelas estimuladas durante a prática física, principalmente, na musculação.

Mas, e se eu te disser que o sono possui muito mais importância do que muitos imaginam, indo além desta função?!

Pois, é isso mesmo! O sono regular a produção de alguns hormônios imprescindíveis para nosso crescimento e hoje, iremos falar sobre essa relação!

 

Sono x Ganho De Massa Muscular

Sono x Ganho De Massa MuscularProvavelmente você já deve ter estudado ou ouviu falar que o sono é importante para a manutenção de nosso organismo e suas funções, certo?

Quando dormimos, o corpo entra em um estado de repouso. Essa capacidade importante, é responsável por estimular nossa recuperação após um dia longo e cansativo.

O objetivo é descansar não apenas o físico, como também, a mente para que estejamos bem-dispostos no dia seguinte.

A recuperação das fibras musculares é uma das funções do sono. Isso faz com que ele seja então, muito importante para alcançar bons resultados em hipertrofia.

Para quem deseja aumentar o ganho de massa muscular, um estímulo mais importante ainda, é a produção de hormônios. Mas, a falta/privação de sono pode prejudicá-la!

Isso porque ocorre uma diminuição de alguns hormônios essenciais que inibem seu potencial de crescimento.

Além disso, a falta de sono também pode prejudicar o sistema imunológico. O que faz com que você tenha maiores chances de:

  • Ficar doente;
  • Ter o desempenho reduzido;
  • Perder massa magra;
  • Comprometer seu metabolismo;
  • Acumular gordura.

 

Hormônios Essenciais Para O Ganho De Massa Muscular

Hormônios Essenciais Para O Ganho De Massa MuscularComo vimos acima, o sono interfere diretamente na produção e liberação de hormônios feitas pelos nosso organismo!

Abaixo, irei abordar três deles que são essenciais para quem deseja aumentar a massa muscular. Confira abaixo:

  • Testosterona: conhecido como o hormônio sexual masculino, tanto em homens quanto em mulheres ele é importantíssimo. Pois, ele estimula o anabolismo através da recuperação e construção própria e de outros hormônios;
  • GH: ou hormônio do crescimento, seu pico de liberação é feito na fase mais profunda do sono. Com isso, um sono de má qualidade reduz sua liberação e prejudicar a construção muscular;
  • Insulina: ela age na hipertrofia facilitando a absorção de nutrientes, aminoácidos, creatina e glicose pelos músculos. Quatro importantes substâncias que elevam o ganho de massa muscular.

 

Conclusão

ConclusãoPortanto, para ter um bom ganho de massa muscular é fundamental respeitar a necessidade de repouso exigida pelo seu corpo.

O recomendado são 8 horas de sono diárias, nunca mais que isso! Caso você veja tendi dificuldades para dormir, invista em algumas técnicas como:

  • Respiração profunda;
  • Meditação;
  • Beber chás calmantes antes de dormir;
  • Evitar TV, celulares e outros dispositivos luminosos 1h antes de dormir;
  • Não comer demais a noite.

Além disso, procure realizar uma consultoria online com a nossa equipe, para que possamos montar um treino personalizado aos seus objetivos que não interfiram no seu descanso!

O que você achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe.

Compartilhe isso:

One comment

Leave a Reply