O que é memória muscular, como funciona e como desenvolvê-la

O que é memória muscular, como funciona e como desenvolvê-la?

Saber o que é memória muscular é muito útil para aqueles que ficaram um tempo sem praticar exercícios físicos e voltam um tempo depois. Isto porque, o cérebro já aprendeu qual o trajeto adequado para realizar as atividades.

Dessa forma, o corpo consegue atingir o mesmo nível um pouco mais rápido que a primeira vez. Para entender melhor sobre essa função e como desenvolvê-la, basta continuar lendo este conteúdo!

 

O que é memória muscular?

O que é memória muscularQuem nunca teve que ficar um tempo sem ir para a academia? Seja por uma doença, viagem ou até mesmo devido a correria do dia a dia. Nessa caso, muitos pensam que voltar à academia será difícil.

Porém, graças a memória muscular, os músculo respondem aos treinos com mais facilidade. Ou seja, mesmo se você ficar sem treinar por um tempo e perder massa magra. Quando você voltar a recuperação dessa massa magra será bem rápida.

Como funciona a memória muscular?

Mas, a memória muscular existe de fato ou apenas é um mito? A resposta é que ela realmente existe e tem a ver com as células musculares que se comunicam com os músculos.

Assim, permitindo que ele se mova na sequência adequada para realizar os movimentos. Em outras palavras, a ordem qual você ativa os músculos fica gravada nas células.

É como andar de bicicleta, por exemplo, sempre que você faz um movimento com frequência, o cérebro cria um trajeto. Como se estivesse mapeando os movimentos e guardando para quando for realizá-los de novo.

Após criar esse trajeto, o cérebro também encontra atalhos para chegar até ele. Sendo assim, torna-se mais fácil executar esses mesmos movimentos no futuro.

O núcleo celular registra ainda esses ganhos durante a prática de exercícios físicos e ficam por lá mesmo quando você fica um tempo sem treinar. Tais registros são um dos responsáveis por possibilitar que os músculos voltem a crescer mais rápido quando você volta a trabalha-los.

Por exemplo, se você nada em competição, os nervos informam aos músculos quando é preciso se mover para formar um rastreamento frontal. Ou seja, mesmo se você ficar sem nadar por um tempo, quando retornar, o seu condicionamento será melhor do que alguém que está começando do zero.

Tudo graças à memória muscular. Além disso, vale citar que a prática da musculação também favorece a imunidade, como já citamos em outro artigo aqui do site.

 

Como desenvolver a memória muscular?

Como desenvolver a memória muscular

Agora que você já sabe o que é e como funciona, confira algumas dicas de como desenvolver a memória muscular!

1. Tenha um bom repertório de exercícios

O nosso corpo precisa de estimular para desenvolver memória muscular e, para isso, a melhor forma é com a prática de exercícios físicos que estejam de acordo com os seus objetivos.

2. Mantenha a prática regular

Para o nosso cérebro realmente captar, aprender os movimentos e traçar aqueles caminhos, é preciso ter constância. Ou seja, de nada adianta praticar uma vez e logo desistir.

3. Quanto mais exercícios, melhor!

Quanto mais exercícios você conseguir fazer, maior controle de fibras você terá. Em outras palavras, se sempre fizer os mesmos movimentos, algumas fibras musculares não serão estimuladas, por isso é importante ter um pouco de variedade.

 

Conclusão

Em suma, mesmo que você não treine há um tempo, o seu cérebro já gravou todo o trajeto correto para realizar os movimentos. O seu corpo então poderá atingir o mesmo nível mais rápido e ainda reduz as chances de sofrer lesões.

No entanto, vale ressaltar que, apesar da memória muscular, quem não pratica treina há muito tempo e deseja retornar, o ideal é procurar o auxílio de um profissional especializado.

Sendo assim, convido você a conhecer a consultoria fitness online da equipe SuperTreino, para ajudá-lo a adequar os seus treinos da melhor forma!

App Super Treino

Compartilhe isso:

Leave a Reply