Musculação e memória como a prática ajuda essa função cognitiva

Musculação e memória: como a prática ajuda essa função cognitiva?

A prática de musculação e outras atividades físicas pode ajudar a prevenir o cérebro contra perda de memória. Essa é uma das principais queixas entre os idosos, mas você sabia que é possível não só prevenir?

Uma vez que, é possível prolongar a qualidade de vida com a prática regular de exercícios físicos também. Então, para entender mais sobre esse assunto e como a musculação faz bem para o cérebro, continue lendo este conteúdo!

 

Como exercício de musculação ajuda a proteger a memória?

Como exercício de musculação ajuda a proteger a memória

A relação entre a prática de musculação e outros exercícios físicos com a preservação e melhora da memória, vem sendo comprovada por meio de várias pesquisas.

De acordo com alguns estudos americanos, os idosos que faziam algum exercício físico, tiveram melhores resultados em testes de memória. Ao contrário daqueles testados que não praticavam nenhum.

A prática regular de exercícios físicos ajuda a preservar a força muscular. Além de manter o coração forte, um peso saudável e ainda evita que várias doenças crônicas, como a diabetes, surjam.

Os exercícios físicos também ajudam a fortalecer a memória e as funções cognitivas. Isso porque, o exercício atua direto no corpo, o que estimula as alterações fisiológicas e os fatores de crescimento.

Estes que são substâncias químicas que contribuem para o crescimento de novos vasos sanguíneos no cérebro. Algumas pesquisas também já comprovaram que os exercícios de força muscular ajuda a obter uma melhora na qualidade de vida, humor e função motora.

Em outras palavras, dedicar apenas 20 minutos de musculação por dia, ajuda a melhorar a memória a longo prazo em até 10%. Incrível não é mesmo?!

Relação da musculação com a memória

A Universidade de Sydney realizou um estudo que revelou que o aumento da massa muscular tem ligação com a melhora da função cerebral em adultos com Comprometimento Cognitivo Leve.

Esta pesquisa foi realizada com adultos entre 55 e 86 anos, todos participaram de uma série de atividades de resistência e treinamento. O resultado foi que, quanto mais fortes eles ficavam, maiores eram os benefícios para seus cérebros.

Mas, vale ressaltar que o treino de musculação precisa ser regular, de acordo com o estudo, o ideal é treinar aumentado a carga de peso. Ou seja, fazer exercícios de alta intensidade que potencializa a força do paciente.

Quanto aos idosos, a musculação ajuda o cérebro trabalhar, o que reduz os ricos de desenvolver demência, como a Doença do Alzheimer. A musculação, junto com exercícios aeróbicos, também ajudam a melhorar a performance cerebral e protegem a memória.

Não importa qual o estado de saúde do cérebro da pessoa. Contudo, vale ressaltar que a alimentação também tem um papel vital para a memória. Sendo assim, a dieta para ter um cérebro mais saudável deve ser rica em:

  • Ômega 3, que é uma gordura boa para o cérebro;
  • Sementes;
  • Vegetais;
  • Peixes.

 

Conclusão

Como você pôde ver neste conteúdo, a musculação oferece uma série de benefícios para a saúde. Além disso, até mesmo pessoas idosas podem praticar exercícios de musculação para proteger o cérebro e a memória.

Agora que você já sabe como é crucial inserir exercícios de musculação em seu treino, convido você a conhecer a consultoria fitness online da equipe SuperTreino. Com o auxílio de um profissional, você poderá ir mais longe em seu treino!

App Super Treino

Compartilhe isso:

One comment

Leave a Reply