5 dicas de como ter motivação para malhar e manter uma rotina de treino

5 dicas de como ter motivação para malhar e manter uma rotina de treino

A falta de motivação para malhar  é um dos principais motivos que levam as pessoas a abandonarem essa prática. Não é por considerá-la difícil ou muito intensa, e sim, não criar o hábito.

Mas a criação e manutenção de um hábito é de fato complexo em qualquer ambiente da vida. Portanto, se você também vem enfrentando esse impasse, continue lendo e confira algumas dicas especiais!

 

Como ter motivação para malhar sempre?

Como ter motivação para malhar sempreAntes de irmos as dicas, precisamos falar sobre mudança de hábitos. Acontece que para ter motivação para malhar, estes são essenciais.

Mas o que poucas pessoas sabem é que não é possível acabar ou substituir um hábito. Ou seja, apenas criar novos ou modificar aqueles já existentes.

Então, para pessoas que estava sedentárias e resolvem apostar na musculação, a adaptação a prática vai sim ser mais difícil. Isso porque até o momento ela tinha péssimos hábitos de vida, que não podem ser simplesmente excluídos.

Como mencionamos antes, apenas modificados e é aí que a motivação se torna tão essencial. Ela, seja para quem é novo nessa prática mas já realizava outras, faz toda diferença para se acostumar e malhar sempre!

Pensando nisso confira a seguir algumas dicas de como manter-se motivado em seus treinos, criando uma rotina saudável à sua saúde física e mental.

1. Adapte sua rotina

O ponto principal para manter sua motivação é entender que seu treino de musculação deve ser planejado. Não de forma rígida, mas sim sempre considerado dentro de sua rotina.

Para realizá-lo de forma regular é preciso ter tempo para ele. Assim sendo, ao planejar sua semana sempre lembra de anotar quais dias e horários são melhores para você.

Mas, evite colocar os treinos muito tarde se possível, assim você não estará esgotado demais reduzindo as chances de faltar!

2. Invista num treino personalizado

Cair na rotina ao praticar musculação pode minar sua motivação pela falta de dinamismo na prática. Ninguém gosta de mais do mesmo, certo?

Evite usar treinos padrões que todos usam, isso além de ficar chato porque se torna repetitivo, ele desconsidera diversos aspectos. Desde as suas necessidades físicas para alcance dos objetivos.

Até mesmo, os tipos de exercícios que estimulam melhor seu corpo causando maior sensação de prazer, algo essencial para se manter motivado. Um treino personalizado também é importante pois:

  • Estimula mudanças essenciais para evitar a estagnação;
  • Acompanhamento para alcance de resultados;
  • Garante uma prática mais segura;
  • E muito mais.

3. Crie metas realísticas

Independentemente de seu objetivo, sempre busque criar metas realísticas ao malhar. Não adianta ter um objetivo de ganahr 15 kg de massa magra ou perder 10 kg de massa gorda se você não considera um tempo realmente plausível para alcançá-los.

Forçar um prazo irrealístico faz com que você tenha a sensação de estar falhando e com isso, perder a motivação. Sem contar ainda, que pode se tornar algo extremamente perigoso a sua saúde.

4. Encontre aquilo que gosta

Muitas pessoas acham que malhar é igual à todos. O que a maioria ignora é que a musculação possui diversas metodogolias, então, encontre aquela que lhe dá maior motivação.

Conte ao seu personal trainer quais tipos de atividades você mais gosta (pesadas, leves, intensas, dinâmicas, etc). Observe também entre os exercícios que ele passa aquilo que você gosta e não.

Assim, você consegue entender e passar a ele suas preferências de modo a se desenvolver um treino muito mais estimulante.

5. Moderação na frequência

A frequência dos treinos é outra questão que pode minar sua motivação. Ir à academia todos os dias não é algo necessário – e nem todo mundo gosta ou consegue ter tempo.

Portanto, considere se reduzir a frequência semanal é melhor ou não para você e converse com seu personal. Desse modo, ele pode criar uma rotina mais leve que não te sobrecarregue e mantenha motivado.

Faça isso sempre que sentir a necessidade, pode ser que você até goste de ir todos os dias. Mas se tiver um período mais corrido, não hesite em reduzir seu treino – do contrário você pode é acabar parando ele de vez!

 

Conclusão

Vimos neste conteúdo como manter a motivação nos treinos de musculação é tudo uma questão de criar ou modificar hábitos. Para isso, você deve focar em criar um treino que faça sentido à você.

Cada pessoa é diferente, sendo assim, seus treinos devem levar isso em conta. De modo que fique mais fácil encontrar e sentir prazer na prática, se mantendo motivada a continuá-la!

Então, que tal contar com o apoio da equipe SuperTreino? Através da consultoria fitness online suas necessidades serão consideradas e o melhor de tudo, você pode malhar do conforto da sua casa.

Banner Super Treino

Compartilhe isso: