A musculação aumenta a imunidade quando feita de forma adequada. Muita gente não sabe disso pois acredita que o exercício contribui apenas para o bem-estar físico.
Porém, os exercícios são responsáveis por manter uma resposta imunológica bem rápida ao organismo se feitos com certo controle. Afinal, nada em excesso faz bem.
Quando feitos em exagero, a musculação pode atuar de forma reversa e lesar o organismo. Veja mais sobre esse assunto e o que você precisa saber para melhorar suas defesas.
Como a musculação pode aumentar a imunidade?
Existe um ditado que diz o seguinte: a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Isso serve também para quando o assunto é exercício físico.
Os estudos revelam que a prática de exercício ajuda para que as defesas do organismo se elevem. Sendo assim, acabam ajudando o sistema imunológico a se fortalecer.
Sabemos que cada pessoa possui tem sua própria forma de conseguir motivação para malhar. Algumas investem em mais tempo na academia para conseguir resultados a curto prazo e outros investem menos tempo.
Porém, nem sempre a dosagem de exercícios é adequada para contribuir com a saúde física do praticante.
Como a musculação ajuda a fortalecer a imunidade?
Quando o indivíduo faz uma atividade física, o músculo que está sendo contraído acaba gerando uma quantia alta de substâncias chamadas de miocinas.
Esses elementos são um dos agentes que combatem os efeitos inflamatórios. Portanto, durante e após o exercício, a pessoa sai da academia com menos agentes inflamatórios e mais dos anti-inflamatórios.
Porém, o problema acontece quando há o exagero. Quando os músculos são forçados para além da força que o corpo aguenta, o organismo então corre o perigo de produzir mais substâncias inflamatórias. E isso é um prato cheio para infecções acontecerem.
Como treinar com segurança e eficiência?
Para que a pessoa consiga extrair o melhor do que a musculação tem para oferecer para aumentar a imunidade, é preciso ficar atento a alguns pontos, como:
- Não tente correr atrás do tempo perdido: isso significa que se você ficou alguns dias sem malhar, comece de onde você está e não tente correr atrás daquilo que já foi. A falta de preparo físico abre portas para lesões, disfunções, dentre várias outras coisas;
- Treinos aeróbicos: esse tipo de exercício deve ser feito por no máximo 30 minutos. É melhor que se tenha frequência do que a alta intensidade;
- Esforço dividido: procure sempre dividir as sessões de exercícios em tempos mais curtos. Realizar 15 minutos de manhã e mais 15 minutos a noite por exemplo. Assim não há sobrecarga;
- Frequência: alterne entre dias de descanso e dias de atividade. Assim, se torna possível manter uma rotina saudável;
Conclusão
Vimos aqui que a musculação aumenta a imunidade quando feita sob doses moderadas. Isso porque a força que os músculos fazem contribui para que substâncias anti-inflamatórias ajam no organismo.
Quando isso passa dos limites, o corpo não aguenta e o efeito pode ser contrário. Por essa razão é crucial poder contar com um profissional para que possa te ajudar nessa dosagem.
A consultoria fitness online da equipe SuperTreino pode te dar uma luz quanto a isso. Venha conhecer!
Esperamos que este conteúdo tenha sido claro para que você entenda os perigos que o excesso possui. Deixe aqui seu comentário e mostre este conteúdo para mais pessoas.
4 comments