9 sinais de que você está exagerando nos treinos de musculação

9 sinais de que você está exagerando nos treinos de musculação

O overtraining é um problema comum em muitas academias, onde muitos acabam exagerando nos treinos. Mas, isso pode causar desequilíbrios metabólicos e lesões nas articulações e nos músculos.

Continue lendo este conteúdo para descobrir quais são os sinais dos exageros nos treinos!

Como saber se estou exagerando nos treinos?

Como saber se estou exagerando nos treinos

O corpo humano não foi feito para suportar excesso de estresse, desgaste e fadiga de exageros no treino, conhecido como síndrome de overtraining. Confira logo abaixo as consequências que isso pode causar:

  • Dor nas juntas;
  • Ossos mais fracos;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Problemas cardíacos;
  • Aumento do estresse;
  • Acúmulo de gordura.

Você sabe dizer se está exagerando nos treinos? Fique atento aos seguintes sinais:

1. Você demora para recuperar o fôlego

Ser incapaz de recuperar o fôlego por vários minutos, sentir como se seus braços e pernas tivessem falhado completamente e ficar exausto são indicações claras de que você se esforçou para além do seu limite nos treinos.

Outros sinais de um treino exagerado incluem continuar com sede mesmo após beber dois litros de água e sentir dores fortes logo após terminar os exercícios.

2. Você se sente mais fraco

Ao exagerar na atividade física, uma das respostas do corpo é ativar nosso sistema de defesa, o que faz com que nossos músculos precisam de mais tempo para a recuperação e nos faz sentir mais fracos. Ou seja, o seu corpo levará mais tempo para se recuperar de uma gripe comum, por exemplo.

3. Frequência cardíaca maior pela manhã

Caso a sua frequência cardíaca aumenta quando você acorda de manhã, pode ser um indício de que você está exagerando no treino e seu corpo não está se recuperando de forma adequada.

4. Problemas para dormir

Isso ocorre porque o exercício físico em excesso estimula a liberação de hormônios do estresse, que causam insônia, por mais que você esteja cansado.

5. Dores que persistem por muitos dias

Mesmo que você não tenha ido para a academia, uma rotina de exercícios extremamente extenuantes, repetitivos e ininterruptos pode causar dores intensas em qualquer músculo do corpo. E também, você pode sentir cãibras, espasmos musculares e formigamento.

6. Cansaço físico e mental

Uma overdose de exercícios pode afetar seu foco, memória e desempenho no trabalho ou na escola, além de fazer você se sentir sem energia para socializar com amigos ou se conectar com sua família.

7. Você não evolui

Quando um organismo sobrecarregado sente o perigo, ele desacelera seu metabolismo para preservar suas reservas para casos de emergência. Além disso, se o seu corpo estiver exausto, o seu desempenho será prejudicado e você não terá a taxa de crescimento muscular desejada.

8. Mau humor constante

Você já sabe que a prática de exercícios físicos estimula a liberação de endorfinas, substâncias que auxiliam no nosso bem-estar e bom humor. No entanto, assim como o sono, muito exercício tem o efeito oposto em nosso humor.

Ou seja, se você está o tempo todo de mau humor, irritado ou ansioso, pode ser um sinal de que está exagerando nos treinos.

9. Mau humor constante

Quando você ignora pequenos incômodos com os exercícios, é provável que elas evoluam para a dor. Quem exagera nos treinos, nem mesmo com esses sintomas, alteram o horário dos treinos e nem conversam com o instrutor físicos, muito menos com o fisioterapeuta, sobre o assunto.

Essas pequenas dores tendem a se tornar persistentes e se intensificam com o tempo.

Você está realmente exagerando nos treinos?

conclusão-exagerando nos treinos de musculação

Agora que você já sabe quais são os sinais de que você está exagerando no treino e quais são as consequências disso, fique atento e procure ajuda de um profissional! E caso precise de ajuda com os seus treinos, conte com o apoio da consultoria fitness online da equipe SuperTreino, para treinar de forma saudável com a ajuda de profissionais!

App Super Treino

Compartilhe isso:

Leave a Reply