A fadiga muscular é uma condição que ocorre quando há uso excessivo dos músculos, ou quando há um esforço físico excessivo

Como evitar fadiga muscular: 5 dicas para seu bem-estar

A fadiga muscular é uma condição que ocorre quando há uso excessivo dos músculos, ou quando há um esforço físico excessivo. Ela surge como dores musculares, fraqueza e redução do desempenho, como no caso de exercício físico, por exemplo.

Continue lendo este conteúdo para descobrir como acontece a fadiga muscular e como evitar esse problema!

 

Por que a fadiga muscular ocorre?

A fadiga muscular é um problema frequente que afeta pessoas mais sedentárias, bem como aquelas que praticam atividades físicas mais longas e intensas. Esse tipo de mal-estar se manifesta de forma abrupta após o esforço físico excessivo, seja em atividades físicas ou diárias que forçam as fibras musculares a trabalhar além de sua capacidade.

Isso leva a incapacidade e sintomas, como desconforto e dores no corpo todo, uma sensação de fraqueza muscular, em especial nas pernas. Há uma série de fatores que podem provocar a fadiga muscular, tais como:

  • Treinos muito fortes e longos;
  • Malhar em jejum ou fazer uma refeição inadequada no pré-treino;
  • Pouco repouso após realizar os exercícios;
  • Falta de minerais;
  • Anemia;
  • Diabetes;
  • Problemas cardíacos;
  • Doenças renais.

Agora que você já sabe o que é, confira logo abaixo algumas dicas para evitar a fadiga muscular!

A fadiga muscular é um problema frequente que afeta pessoas mais sedentárias, bem como aquelas que praticam atividades físicas mais longas e intensas

1. Faça exercícios físicos

Exercícios físicos são essenciais para a saúde física e mental em geral. O exercício ideal para alguém que não gosta muito de atividades físicas, é fazer uma caminhada por dia de 30 minutos.

O segredo é movimentar todas as articulações do corpo, forçando os músculos a trabalhar, o que evita  a rigidez muscular e articular para sentir menos dor. Após a caminhada, faça alguns alongamentos.

Pois eles darão aos músculos a elasticidade de que precisam para funcionar melhor e evitar cãibras e encurtamentos musculares.

2. Tenha uma dieta saudável

Não deixe de consumir uma certa quantidade de todos os nutrientes e minerais essenciais para que nosso corpo funcione bem.

3. Faça uma sessão de Fisioterapia

A fisioterapia é essencial para manter ou melhorar a nossa qualidade de vida. As pessoas que ficam muito tempo sentadas ou em pé devem frequentar sessões de Fisioterapia.

O ideal é, no mínimo, uma vez por mês para melhorar a sua postura e tratar qualquer potencial tensão muscular que possa existir como resultado dos movimentos repetitivos do dia a dia.

4. Faça alguns alongamentos

Como dito na primeira dica, é preciso realizar alongamentos depois de trabalhar os músculos do nosso corpo. Após os exercícios ou um longo dia de trabalho duro, reserve apenas dez minutos para conseguir alongar os músculos.

5. Beba pelo menos 1,5L de água por dia

Vale notar que a água é vital para o nosso dia-a-dia e que é preciso beber pelo menos 1,5 litro por dia, para que o nosso corpo possa funcionar de forma correta!

 

Conclusão

Não deixe de consultar um médico se o sintoma persistir por mais de uma semana e você não iniciou nenhum tipo de atividade física ou não fez nenhum esforço extra. Nessas situações, o médico avaliará os sintomas e poderá solicitar exames para identificar o problema e iniciar o tratamento mais eficaz.

Por fim, se precisa de uma ajuda para iniciar a prática de exercícios físicos, conte com a ajuda da consultoria fitness online da equipe SuperTreino!

App Super Treino

Compartilhe isso:

One comment

Leave a Reply